Departamento Doutrinário

Suas atividades são desenvolvidas no Centro Espírita “Luz e Fraternidade”, situado à rua São Vicente nº 312; na sede da Instituição “Nosso Lar”, situada à rua Emília Santos nº 985; e na Livraria Espírita “Rolando Perri Cefaly”, situada na Avenida Luiz Pereira Barreto nº 815.

Objetivo:

Divulgar a Doutrina Espírita por meio das reuniões públicas, Curso Básico de Espiritismo, Centro de Orientação e Educação Mediúnica (COEM I e II) como também promover e estimular o estudo entre os jovens (Mocidade Espírita “Irma Ragazzi Martins”) e a moral cristã às crianças.

A divulgação do livro espírita é realizada pela Livraria Espírita “Rolando Perri Cefaly” e Banca do Livro Espírita.

DEPARTAMENTO DA CRECHE E LAR “JOÃO LUIZ DOS SANTOS”

Suas atividades são desenvolvidas na sede da Instituição “Nosso Lar” situada à rua Emília Santos nº 985.

Objetivo:

Acolher crianças em regime de semi-internato na faixa etária de 2 a 4 anos de idade para possibilitar que seus pais possam desenvolver suas atividades profissionais. A Creche tem convênio junto a Prefeitura Municipal de Araçatuba por meio da Secretaria da Educação e disponibiliza 3 salas de aula, nível ensino básico I às crianças.

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO HUMANA

Suas atividades são desenvolvidas na sede da Instituição “Nosso Lar” situada à rua Emília Santos nº 985.

Objetivo:

Favorecer o progresso intelectual e moral do ser humano ministrando aulas e cursos para melhorar a autoestima e capacitar pessoas assistidas para o trabalho com geração de renda; promover o Clube da Vovó Feliz “Josefina Perri Cefaly de Carvalho tia Bebé” para melhorar a autoestima de idosas carentes do gênero feminino.

Promove semanalmente palestras educativas, cursos de alfabetização, terapias ocupacionais serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure além das atividades de pintura de tecido, crochê, confecção de roupas bordadas e de enxoval para bebê,  como também acompanhamento médico e psicológico.

DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL

Suas atividades são desenvolvidas na sede da Instituição “Nosso Lar” situada à rua Emília Santos nº 985; na Casa da Sopa “Emília Santos” situada na rua São Vicente nº 312 e nas Casas Transitórias, atualmente em 4 localizações sendo que a quinta está em fase de construção.

Objetivo:

Combater a fome e a miséria arrecadando gêneros alimentícios e alimentos hortifrutigranjeiros adequados para o consumo nos supermercados e centrais de distribuição que são utilizados nas refeições diárias como também para doação às famílias assistidas pela Instituição; promover o ser humano incluindo as pessoas assistidas nas atividades do Departamento Promocional, exceto pessoas enfermas;  prestar auxílio à saúde; prestar atendimento jurídico previdenciário; atender ao idoso e ao enfermo; prestar auxílio com medicamentos (amostras grátis doados por médicos e laboratórios farmacêuticos) que teve início ao redor dos anos de 1962 com a participação de jovens que frequentavam a Instituição Nosso Lar sob a coordenação do tio Rolandinho; fazer visitas fraternas às famílias assistidas e a enfermos acamados; promover campanhas para arrecadar e doar gêneros alimentícios roupas agasalhos calçados cobertores (em conjunto com o Departamento de Eventos e Promoções); contribuir para higiene pessoal das pessoas que tomam refeições na Instituição, melhorando a autoestima (banho, troca de roupa).

A Casa da Sopa “Emília Santos” que oferece sopa diariamente no horário de almoço e jantar aos necessitados está vinculada ao Departamento Assistencial e a atividade de abrigar famílias desamparadas que estava desativada, foi reativada e, hoje, a Casa Transitória com 4 unidades em atividade e 1 em construção disponibiliza atualmente 31 casas com o objetivo de receber famílias transitoriamente, que se encontram em condições de vulnerabilidade, com reavaliação a cada 6 (seis) meses. A administração é realizada por Regulamentos próprios e gerenciada pelos Diretores voluntários da Instituição que realizam semanalmente orientação doutrinária. Todas as Unidades possuem horta comunitária e as famílias participam da confecção de bolachas e biscoitos com orientação de voluntários para serem vendidos pela Instituição.

DEPARTAMENTO DE EVENTOS E PROMOÇÕES

Suas atividades são desenvolvidas na sede da Instituição “Nosso Lar” situada na ruas Emília Santos nº 985; no salão de eventos da Instituição situado na São Vicente, 312 e, eventualmente, nas dependências da Casa da Sopa “Emília Santos” situada na rua São Vicente, 336.

Objetivo:

Arrecadar receita para manutenção das atividades da Instituição “Nosso Lar” como também empreender campanhas necessárias para as atividades dos Departamentos. Os eventos beneficentes com a participação de voluntários da Instituição Nosso Lar foram iniciados nos anos de 1963. O Bazar Beneficente acontecia, inicialmente, na casa de D. Cynira Barros Macedo Carmini, médium e trabalhadora incansável em prol da Instituição e depois da inauguração da Casa da Sopa “Emília Santos” passou a ser realizados em suas dependências.

Os eventos tradicionais promovidos pelo Departamento de Eventos e Promoções são: Almoços Beneficentes (2 por ano), Chás Beneficentes (2 por ano), Bazar Beneficente (Dia das Mães e Natal) além do Bazar Permanente localizado na sede da Instituição, Bazar da Pechincha que funciona às 5.ª feiras e sábados, das 14 às 17 horas, venda de pizzas semi-prontas (2 vezes por ano) e Eventos Juninos além da Campanha permanente de alimentos, roupas e calçados, Campanha de agasalhos e cobertores e da Campanha de Natal.

DEPARTAMENTO PATRIMONIAL

Suas atividades são desenvolvidas na sede da Instituição “Nosso Lar situada na Rua Emília Santos nº 985.

Objetivo:

Zelar pelos bens móveis, imóveis, veículos e semoventes da Instituição.