Irma Ragazzi Martins

Nasceu aos 13 de maio de 1913, na cidade de Santa Rita do Passo Quatro, neste Estado de São Paulo, sendo seus pais Ricieri Ragazzi e dona Sebastiana Gallo Ragazzi. Contrai matrimônio aos 18 de dezembro de 1933, na cidade de Presidente Bernardes, com o Sr. Francisco Martins Filho; foi mãe de sete filhos: Nilson, Ivan, Evaristo Almir, Osmar, Haidée, Sônia Magali e Ivone, já tendo falecido os dois primeiros. Foi mãe amantíssimo e esposa exemplar no cumprimento de sua missão.

Nascida em lar católico, e, seguindo a orientação religiosa de seus progenitores, desde criança demonstrou grande sensibilidade e interesse pelos problemas de ordem espirituais. Aos onze anos, portanto em tenra idade, começou a perceber os primeiros fenômenos mediúnicos: Entidades do Plano Espiritual se lhe apresentavam em forma de anjos, naturalmente para melhor impressionar sua fé católica. Tais fenômenos repetiam-se progressivamente, estabelecendo verdadeira familiarização com as entidades espirituais. Tratava-se de mediunidade natural, de desenvolvimento espontâneo.

Em 1942, quando atravessava duras e pesadas provações, ingressou na Doutrina Espírita, passando a desenvolver e aplicar suas vastíssimas possibilidades mediúnicas. Entre as variadas categorias mediúnicas, de que era portadora, destacava-se a CLARIVIDÊNCIA, quer no ambiente em que se encontrasse, quer no espaço e no tempo. Exerceu ainda, com a máxima preficiência, as faculdades mediúnicas de audição e incorporação. Esmerou-se sempre no cumprimento de dever espírita e cristão, esclarecendo e consolando as criaturas que a ela recorriam, tanto em seu lar como nas regiões que dirigia.

Terminou seus dias aos 30 de outubro de 1959, na cidade de Araçatuba, encerrando sua experiência terrena. A despeito de toda sua volumosa bagagem de abnegação e dedicação, não escapou às provações de grande sofrimento físico. Como sói acontecer, depois de prolongada enfermidade, a Lei Divina arrebatou-a para o outro lado da Vida.


(Escrito pelo Sr. Francisco Martins Filho, para a festividade do 1º Aniversário da MOCIDADE ESPÍRITA “IRMA RAGAZZI MARTINS”, realizada aos 14 de novembro de 1965)

Araçatuba-SP, maio/1966